Resumo do dia do NBB: Cerrado se complica, Pato vence na prorrogação e Paulistano domina rival

Nesta quarta-feira (07), Brasília recebeu mais três jogos do Novo Basquete Brasil (NBB), no ginásio da ASCEB. Para abrir a rodada do dia, o Pato venceu o Caxias do Sul por 85 a 83 na prorrogação, o que dificulta a situação dos gaúchos, que ainda torcem por tropeços de adversários para se classificar aos playoffs. Na sequência, o Paulistano levou a melhor por 69 a 47 contra o Pinheiros, sacramentando o fim das chances de pós-temporada do rival de São Paulo. Para encerrar, o líder Flamengo fez sua última partida na temporada e terminou com triunfo de 88 a 57 sobre o Cerrado, time da casa, que agora precisa vencer os próximos jogos para ainda sonhar com uma vaga mata-mata.

No duelo entre times do Sul, os paranaenses levaram a melhor. Decidido apenas no tempo extra, o confronto foi disputado desde o início, com ambas as equipes trocando cestas e se alternando no placar. Os ataques começaram a engrenar na segunda metade do jogo, principalmente as bolas do perímetro do Pato, em especial uma de Aquiles que empatou a partida com 9 segundos para o fim. Na prorrogação, Matheusinho, Funches e Leal, todos titulares dos paranaenses, ficaram no banco de reservas por terem estourado o limite de faltas, mas ainda assim o restante do elenco foi capaz de superar o adversário e vencer a partida, após o Caxias errar o último arremesso que mudaria o resultado do jogo.

Pato e Caxias fizeram jogo disputado na capital (Foto: Thiago Quint)

Duas duplas foram os destaques do embate. Augusto, com 21 pontos e 4 assistências, e Lucas, com 20 pontos e 5 assistências, foram responsáveis por quase metade dos números do Pato nos quesitos, sendo assim os dois principais condutores do triunfo. Pelo Caxias, Antônio, com 25 pontos e 8 rebotes, e Nico, com 18 pontos, foram os protagonistas.

Leia mais sobre a partida entre as equipes do Sul

Logo em seguida, o Paulistano teve tranquilidade para vencer o Pinheiros. Em outro confronto regional, os paulistas mostraram discrepância entre as equipes desde os primeiros minutos, com o CAP, ganhando o quarto inicial por 19 a 6. Nos períodos seguintes o ataque do Pinheiros evoluiu, mas não o suficiente para sequer encostar no placar. Na reta final, o domínio foi restabelecido e o Paulistano controlou a partida até o estouro do cronômetro.

Big Maique foi destaque do jogo entre paulistas (Foto: Arthur Ribeiro)

Em meio a boa apresentação coletiva, Erik Thomas, com 17 pontos e 8 rebotes, e “Big” Maique, 11 pontos e 9 rebotes, se sobressaíram e foram os melhores do CAP. Com atuação da equipe do Pinheiros abaixo do nível,  Guilherme Teichmann aproveitou sua experiência e foi destaque entre os jovens, com 12 pontos e 7 rebotes.

Leia mais sobre a vitória do Paulistano

Por fim, o Flamengo dominou o Cerrado e complicou a situação da equipe candanga, que agora precisa vencer dois de seus próximos três jogos e manter a vantagem no saldo contra o Caxias para se classificar aos playoffs. O rubro-negro poupou alguns jogadores, como Olivinha e Yago, mas ainda assim teve facilidade para ganhar. Após primeiro quarto mais disputado, o rubro-negro mostrou sua superioridade e disparou na frente sem muito esforço nos demais períodos. Vitória tranquila para o líder do campeonato.

O Flamengo de Luke Martinez (esq.) teve a melhor campanha da temporada (Foto: Thiago Quint)

Pelo Mengão, Rafael Rachel fez valer os minutos a mais que teve em quadra, anotando 19 pontos e 13 rebotes, assim como Léo Demétrio, que teve mais protagonismo na noite e fez 17 pontos. Nick Wiggins, irmão do astro da NBA Andrew Wiggins, foi o cestinha do Cerrado com 16 pontos.

Leia mais sobre o jogo do Mais Querido

Flamengo e Caxias retornam à suas cidades após terem feito todos seus 30 jogos da temporada. O rubro-negro terá folga nas oitavas e volta apenas nas quartas, enquanto os gaúchos aguardam o desfecho de outros jogos para saber se estão ou não classificados. Já os demais times voltam às quadras pelo NBB ainda nesta semana. Na próxima sexta (09), Cerrado e Pinheiros se enfrentam às 16:00. No dia seguinte (10), o Pato encara a Unifacisa às 12:00. O Paulistano terá alguns dias a mais de folga, e joga novamente apenas no domingo (11), contra o próprio Cerrado. Todos os confrontos serão realizados novamente no ginásio da ASCEB, em Brasília, e sem a presença de público.

Por Arthur Ribeiro

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção