NBB: Flamengo atropela Cerrado em seu último jogo da temporada

O Flamengo (1°) entrou em quadra nesta quarta-feira (07/04) para sua última partida da temporada regular, seu adversário da vez foi o anfitrião dos jogos da rodada, Cerrado Basquete (13°), no Ginásio da ASCEB, em Brasília, pela 18° rodada do segundo turno. 

As equipes se encontram em situações opostas na competição, o Cerrado chegou para o jogo estando a duas vitórias de distância do Caxias do Sul na tabela, que atualmente ocupa a 12 colocação na liga, e, consequentemente, está com última vaga para os playoffs. O Flamengo, por outro lado, chega com a primeira colocação da liga já garantida, com um recorde quase perfeito na temporada, perdendo apenas duas das 29 partidas disputadas pela equipe até então.

Rachel foi o cestinha da noite (Foto: Thiago Quint)

O Jogo

Dado o início da partida, o Flamengo veio a quadra com uma escalação diferente, sem armadores ou ala/armadores escalados em seu quinteto titular, com os dois alas, Luke Martinez e Marquinhos suprindo essas posições, respectivamente. Do outro lado da quadra, o Cerrado foi com força máxima para cima dos cariocas, precisando de vitórias para ter uma chance de entrar nos playoffs.

Com quatro dos seus principais jogadores fora da partida por motivos diversos, os jovens do Mengão tiveram uma minutagem mais alta . Um desses jovens, o ala/pivô Rafael Rachel, foi o destaque do quarto, anotando 8 pontos e ficando com um aproveitamento de 100% nos arremessos de dois e três pontos, tudo isso com menos de cinco minutos em quadra, além de já quebrar seu recorde de pontos em uma partida só, que era de 6 pontos. Do outro lado da quadra, o Cerrado contou com o jogo coletivo, em especial dentro do garrafão, para se manter na cola do Flamengo. O primeiro quarto acabou com o placar de 18 a 15 para o Rubro-Negro.

No segundo quarto ficou evidente as estratégias de cada equipe, enquanto o Flamengo focava nas jogadas individuais e se destacava na defesa alta, o Cerrado continuava com o jogo coletivo, tentando explorar mais a linha dos três pontos, mas sem sucesso. O jogo estava equilibrado, com a liderança mudando a cada ataque, até os últimos três minutos do quarto, quando o Cerrado começou a errar todas suas tentativas de ataque e viu o Flamengo disparar no placar, abrindo 11 pontos de diferença em um intervalo de dois minutos e meio. O segundo quarto teve o placar de 21 a 13 para os cariocas, com o placar geral favorável aos mesmos, 39 a 28.

Com o retorno dos times do intervalo, a equipe candanga se mostrou afobada na defesa, cometendo diversas faltas desnecessárias, que resultaram em lances livres para seu adversário, e, consequentemente, viam a diferença no placar aumentar. Com alto aproveitamento e sem diminuir o ritmo, o Flamengo se aproveitou da situação para disparar na liderança, chegando a abrir 26 pontos de vantagem em dado momento do quarto, número alcançado graças à atuação acima da média dos reservas e a desatenção do Cerrado. O quarto terminou com o placar de 36 a 21 para o Fla, com o placar geral de 75 a 49.

No último quarto da partida, o Cerrado tentou esboçar uma reação, acertando sua marcação e conseguindo impedir o crescente ataque do Flamengo, porém, o que seguiu sem funcionar, foi o ataque, sendo obrigados a arremessar de três devido a forte marcação Rubro-Negra dentro do garrafão, exatamente o tipo de bola que o time candango estava evitando. O alto desempenho apresentado pelo segundo escalão do Flamengo baqueou o time candango e acabou levando a espiral de pontos levados nos últimos dois quartos.

O último quarto acabou 13 a 8 para o Flamengo, com o placar geral de 88 a 57, uma vitória de 31 pontos para o Mengão.

Destaques da partida

O grande destaque da partida foi o jovem Rafael Rachel, com um duplo-duplo de 19 pontos e 13 rebotes, seu recorde pessoal de pontos em uma partida, assim como de rebotes. O destaque para o Cerrado foi o ala americano, Nick Wiggins, que foi o único jogador a fazer mais de dez pontos na partida pelo Cerrado, anotando 16 no total.

Próximos jogos

O Mengão encerrou hoje a sua participação na temporada regular, chegando a impressionante marca de 28 vitórias em 30 jogos. Já o Cerrado Basquete ainda possui três confrontos na liga, o próximo sendo essencial na sua disputa pela última vaga de playoffs. O jogo será na sexta-feira, dia 9, contra o Pinheiros (14°), no Ginásio da ASCEB, em Brasília, com direito a transmissão no canal da TV Brasil.

Por Bernardo Guerra

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção