Terror “A Maldição da Chorona” inspira-se em lenda mexicana

Dos mesmos produtores do universo de “Invocação do Mal”, chega às telonas no Brasil, nesta quinta-feira (18), o filme de terror “A Maldição da Chorona”, do diretor Michael Chaves. Após estrear em março, no festival de cinema, música e tecnologia, “South by Southwest” (SXSW), foi confirmado que “A Maldição da Chorona” faz parte do universo de “Invocação do Mal”, sendo assim o sexto da franquia.

 

Confira também texto sobre o filme “Nós”

A história do longa se baseia numa lenda folclórica mexicana chamada  La Llorona“.  Após uma mulher no passado ser traída pelo homem que acreditava ser o amor de sua vida, ela se cega pelo ódio, matando seus dois filhos e em seguida tirando sua própria vida. Condenada, sua alma vaga pelo mundo chorando eternamente e buscando por crianças para substituir seus filhos e assim os matar.

 

No filme, conhecemos Anna (Linda Cardellini), que após a morte de seu marido, tenta se reestruturar cuidando dos seus filhos Samantha (Jaynee-Lynne Kinchen) e Chris (Roman Christou). Após acabar em tragédia um caso do trabalho que já vinha cuidando, a família de Anna é amaldiçoada e começa a ser perseguida pelo espírito de  La Llorona“. Assim eles buscam a todo custo uma forma de sair dessa situação, com a ajuda de Rafael (Raymond Cruz) um curandeiro.

Século 17

O filme tem dois cortes de tempo. O primeiro, no ano de 1673, para conhecermos brevemente o passado da La Llorona” e depois em 1973 já com a família Garcia. Um ponto interessante é que, no filme, há a presença do Padre Perez, um personagem chave da história de “Annabelle”.

“A Maldição da Chorona” é um filme de terror que não tem evolução flagrante da narrativa e guarda momentos de insuficiência de conteúdo. Apesar de ter uma história base bastante interessante, por trazer uma lenda folclórica tradicional de destaque no México, o  roteiro é monótono e previsível. O excesso de “jumpscares” (técnica usada em filmes de terror para dar sustos) chega a ser cansativo.

Em relação à trilha sonora, a responsabilidade é de Joseph Bishara, o mesmo compositor de “Invocação do Mal” (2013) “Invocação do Mal 2” (2016) e “Annabelle” (2014). Há uma música tema chamada “Arrorró Mi Niño”, cantada  por Maria Lopez.

Ouça “Arrorró Mi Niño”

Curiosidades:

Existem diversas variações da lenda de La Llorona“. No Brasil, por exemplo é conhecida como a Mulher da meia-noite ou a Mulher de Branco. Na Venezuela é chamada de  La Sayona” e na Região Andina, de “Paquita Muñoz“.

Image result for a maldição de chorona

Por: Ana Vitória Queiroz*

Supervisionada por Luiz Claudio Ferreira

  • A convite do Espaço/Z
  • Imagens e trailer: Divulgação

 

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção