No confronto de lanternas, Cerrado Basquete bate Brusque e conquista primeira vitória na Liga Ouro

O Cerrado Basquete conquistou a primeira vitória na Liga Ouro, na última sexta-feira (6), contra Brusque pelo placar de 79 a 73. A partida foi marcada por muitos erros. Ambas têm agora apenas uma vitória na competição e permanecem nas duas últimas posições.

O jogo começou  com os dois times na tentativa de valorizar a posse de bola, mas sem efetividade no ataque. Os primeiros dois pontos foram da equipe do Cerrado, com o pivô Eric que foi o autor de um duplo-duplo, com 13 pontos e 15 rebotes. Os donos da casa logo conseguiram abrir boa vantagem e colocaram 14 a 4 no placar. Os catarinenses tentaram reagir e diminuíram a diferença para 7 pontos e o placar parcial da partida no fim do primeiro quarto era de 18 a 11.  

Falta de elenco

A falta de mais reservas ficou mais evidente no segundo quarto, quando o cansaço apareceu. Com apenas quatro atletas no banco catarinense, já que alguns dos jogadores tem jornada dupla de trabalho e só jogam as partidas em casa,  a equipe de Brusque errou ainda mais e deu muitas oportunidades para contra ataques do Cerrado, que arriscou mais para 3 pontos e abriu uma vantagem ao final do quarto: 44 a 30.

O terceiro período do jogo foi repleto de erros de ambas as equipes: erros de passe, faltas antidesportivas e consecutivos erros de finalização até mesmo dentro do garrafão de ataque da equipe brusquense foram recorrentes. Apesar disso, foi nesse quarto que a diferença no placar começou a diminuir, e a vantagem candanga, que tinha chegado a 17 pontos, tornou-se de 13 pontos e encerrou o período com 63 a 50 no placar.

Para o treinador recém contratado, Marco Carvalho, do Cerrado, o erro foi da postura da equipe em quadra. “Nós demos uma relaxada, mas nós não podíamos. O jogo é o tempo inteiro pegado e se nós relaxarmos, eles chegam no placar, como chegaram”, analisou o técnico que conquistou a primeira vitória em dois jogos à frente da equipe brasiliense.

Fase final

No quarto período, a equipe de Brusque buscou correr atrás da desvantagem no placar, e conseguiu diminuir para 5 pontos, sobretudo com a ajuda do ala Anderson, que também anotou um duplo duplo na partida: 11 pontos e 11 rebotes. Mesmo com a persistência dos erros  por parte das duas equipes, o jogo se encaminhou para o fim de maneira mais agitada, já que se o placar final mostrasse uma vantagem de 8 pontos a favor dos candangos, a equipe alviverde ultrapassaria o próprio Brusque na tabela de classificação. Mesmo com a dificuldade imposta pelos catarinenses no período, a equipe de Brasília soube administrar a vantagem e conquistou sua primeira vitória na competição pelo placar final de 79 a 73.

Ambos os times já tem seus próximos compromissos marcados: o Cerrado enfrenta a equipe de Blumenau no próximo domingo (8), às 11h, no Ginásio da IESPLAN (908 sul). Já o Brusque, encara o vice-líder São José também dentro de casa no próximo dia 17/03, às 20h.

Por Ricardo Ribeiro e Vinícius Heck

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

 

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção