Mulheres disputam campeonato de kart no dia 26

No próximo dia 26 de abril, a partir das 18h30, quem vai ocupar a pista de kart são elas. Será a primeira edição da competição para as mulheres, em Brasília, e leva o nome de Corrida Tecnokart Apreciare – “Só para Elas”, tendo como sede o kartódromo Ferrari Kart, dentro do autódromo Nelson Piquet. O Tecnokart é uma competição amadora que teve origem no ano de 2008 em Minas Gerais e foi trazida para Brasília no ano de 2015. O campeonato que contará com a participação de 25 mulheres será disputado com o Kart Indoor de 10HP, que é equipamento para iniciantes, e contará com as instruções do Piloto André Martinho. O valor da inscrição foi de R$ 80 e nele está incluso, também, o kit do evento.

Leia mais sobre carros

A ideia de criar um evento direcionado ao público feminino teve como motivação inserir e refletir sobre a presença das mulheres no esporte, que é considerado culturalmente masculino. O evento ocorre desde 2016, mas só chegou em Brasília gora, em 2019. Segundo a piloto Bruna Martins, de 33 anos,o marido, que é piloto, a estimulou e as amigas também ficaram estimuladas a competir. Para outra piloto, Patrícia Freitas, de 29 anos, será a primeira corrida. “Eu sempre gostei de esporte, até me formei em Educação Física, mas o interesse pelo kart vem desde os meus 15 anos, quando ia ao Carrera kart correr. Sempre tive vontade de participar de uma corrida feito só para elas, porém não temos muito incentivo e eventos voltados para as mulheres”

Apesar de amador, o evento contará com prêmios para as três primeiras colocadas.O Tecnokart surgiu com a paixão de Bruno Reis pelo esporte. Ele chamou seus amigos para conhecerem esse mundo e om o grande interesse deles acabou motivado a criar um campeonato para que eles estreitassem os laços de amizade e tivessem um contato maior com o kart. A grande procura fez com que o evento alcançasse uma grande visibilidade, sendo considerado hoje um dos maiores campeonatos amadores de kart em Minas Gerais.

Por Camila Zisman

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção