Júri simulado e cobertura de imprensa integram dia de imersão universitária de alunos do Colégio Galois no UniCEUB

Um estudante foi acusado de tentativa de homicídio contra um colega de escola, e o julgamento do caso ocorreu, na quarta feira, 27 de novembro de 2019. O estudante venezuelano, J.P., de 16 anos, sofria bullying do colega V.S., também de 16 anos. Após ser humilhado, dentro de sala de aula, pelo praticante de bullying com ofensas morais à sua família, J.P., em meio a forte emoção, acabou, tomado pela raiva, agredindo V.S. com uma barra de ferro na quadra de esporte da escola. Durante o julgamento que durou duas horas, o estudante J.P., réu por tentativa de homicídio, foi absolvido pelo voto do júri popular, ainda que tenha agredido o colega de classe.

O julgamento, na verdade, foi apenas um Júri Simulado, realizado como atividade acadêmica pelo curso de Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), numa parceria com o Colégio Galois. O simulado contou com a participação de alunos e professores do UniCEUB de diversos cursos como Relações Internacionais e Psicologia, além de profissionais de Direito convidados para realizar a sessão simulada do Tribunal do Júri. O curso de Comunicação integrou a atividade, realizando uma cobertura de imprensa também simulada. Os alunos do Colégio Galois tiveram 40 minutos de treinamento com os profissionais de Direito para exercerem os papéis de juiz, advogados, promotores, oficiais de justiça, peritos, vítima e jurados. Com professores e estudantes do curso de Jornalismo, os alunos do Galois realizaram treinamento, no estúdio de TV UniCEUB, sobre fotografia e cobertura jornalística ao vivo com a finalidade de cobrirem o julgamento e fazerem entrevistas, enquanto o Tribunal do Júri estivesse instalado.

Os alunos do Colégio Galois participaram com entusiasmo de todas as atividades. O videoclipe produzido sobre o evento de imersão universitária pode ser visto aqui. Segundo a direção do Colégio, os alunos perceberam que a imersão no universo acadêmico é de fundamental importância para a escolha da profissão futura. “As salas de aula e a participação de estudantes universitários foram a cereja do bolo de toda a vivência”, comentou a direção do Colégio, que entende que a simulação de situações reais permite que os alunos tirem as dúvidas sobre o que realmente querem cursar.

Além do Júri Simulado e da Cobertura de Imprensa também simulada, os alunos do Colégio Galois tiveram a oportunidade de fazerem imersão no mundo da saúde e o curso de Nutrição do UniCEUB esteve à frente da atividade acadêmica. Tanto para o Colégio Galois como para o UniCEUB, o casamento do Ensino Médio com a Universidade é de fundamental importância para o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes, pois a riqueza das aulas práticas facilita o despertar das vocações e a escolha do curso no futuro.

Por Luiz Eduardo Certain

Supervisão de Mônica Prado

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção