Aldeias de áreas de difícil acesso no TO recebem doação na Páscoa

Tribos indígenas serão beneficiadas com ações voluntárias no feriado católico da Páscoa. As Organizações Não Governamentais (ONG): Atini – Uma Voz Pela Vida, e a Ubuntu vão levar doações de 70 cestas básicas , roupas, calçados e brinquedos para índios que vivem em Itacajá, localizado em Tocantins.  Além das doações, atendimentos médicos também serão oferecidos pelos profissionais da área que participam da ação.

De acordo com a presidente da ONG Ubuntu, Adriana Dagios, a organização divulga através de grupos de whatsapp de voluntários as ações e recolhe as doações em pontos de encontro especificados pelos organizadores em Brasília. Segundo Adriana, há várias atividades de amparo oferecidas pela ONG, mas é a segunda vez que os voluntários visitam a tribo indígena Khaoro, que fica a 60 quilômetros de Itacajá.

Leia mais sobre direitos indígenas


“São cerca de 400 indígenas que vivem nas tribos em Itacajá, nós ficamos acampados na Aldeia Cachoeira e fazemos os atendimentos na Aldeia Areia Branca”, explicou Adriana. As consultas são nas áreas de pediatria e clínica médica, as principais queixas dos índios adultos são dores no corpo, devido as constantes atividades braçais e as crianças são vítimas de alergia e dermatite. De acordo com Adriana, a sarna e a herpes também são problemas para os indígenas. “Eles dormem em orcas, também são vítimas de resfriados e a região deles não tem muita água, o clima é bem seco”, explicou.


Para a presidente da ONG Ubuntu, o que mais afeta os moradores da tribo é a carência de interferência do poder público. “Eles são tratados como mendigos na cidade”, lamentou. De acordo com ela, alguns indígenas são beneficiários de políticas públicas, como o bolsa família, por exemplo. Mas as ajudas são insuficientes, já que eles são vítimas de práticas de extorsão. “A maioria dos moradores da cidade próxima se aproveitam que eles não falam português e não sabem fazer contas para extorquir dinheiro deles”, relatou.

Por Marília Sena

Foto: TRE / Arquivo / Divulgação

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *