Artista plástico expõe 11 telas inspiradas em motocicletas

A paixão por motocicletas, o vento no rosto e as cores aceleradas das ruas inspiraram o artista plástico e cineasta potiguar Manu Militão a produzir 11 telas em formatos variados. A maior obra, “Give me a break“(1,42 m x 1,42m) traz a mão no freio da motocicleta em laranja e vermelho. Em “HD”, o artista homenageia a Harley Davidson em movimento em tom azul escuro.  Os traços, como ele define, são de “realismo constante”. A mostra está disponível na loja da marca, na quadra 510 da Asa Norte.  A exposição vai até o dia 30 de julho, das 10h às 19h.

“Eu gosto da estética da moto, do barulho e do fato dela ser rústica”, explica.

O contato com a arte começou desde muito cedo (“5 ou 6 anos de idade”) com pinturas no chão do quintal de casa. Na escola, percebeu que desenhar e pintar eram os tipos de arte que o movimentava e inspirava. Aos 14 anos de idade, o artista, que se tornaria cineasta, fez a primeira exposição com 37 obras.

Manu Militão afirma que “desde sempre” sentiu atração pelos veículos de duas rodas. Para ele, os sons dos motores trazem um sentimento de rusticidade. Foi com 40 anos que ele comprou sua primeira possante. A partir daí, a inspiração na temática aumentou. “Eu junto minhas duas paixões: As motos e as pinturas”.

Crítica

O artista critica o cenário da arte visual brasileiro. Ele explica que, por um motivo cultural, o brasileiro não aprecia nem consume arte. “Tem gente com nível de escolaridade alta, mas não tem noção do que é uma obra de arte”, reclama. É por esse motivo que, segundo ele, é necessário usar de estratégias de marketing mais específicas para se alcançar o público. No caso, a exposição casa a temática com o evento “Capital Moto Week” que traz um grande fluxo de motociclistas para a cidade. Espera-se um fluxo de 750 mil pessoas para o evento nesse ano.

Segundo o analista de marketing da loja Renato Paes Leme, essa é a primeira vez que a Harley Davidson abre um negócio em contato com a produção cultural. “A gente abre espaços para que as pessoas vejam oportunidade na arte”, afirma.

Serviço: Exposição Sonhos e Cores

Harley Davidson 

Comércio Residencial Norte 510

Até o dia 29/07, de 9h às 19h

Entrada gratuita

Por Bruno Santa Rita

*Sob supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *