Futebol americano: Abadião tem disputa acirrada, ambulância e esperança de acesso

O Brasília V8 venceu no sábado (10) pela manhã a equipe do Leões de Judá por 20 a 14. O jogo foi disputado no Estádio Maria de Lourdes Abadia, conhecido como Abadião. Os dois times são de Brasília e disputam o acesso para a Liga BFA. O time do Leões de Judá que perdeu de 20 a 0 na estreia do time da base no campeonato de acesso à Liga BFA Centro-Oeste para o Goiânia Saints  fora de casa. Já o Brasília V8 veio de uma grande vitória de 54 a 0 contra o outro time do DF, o Brasília Wizards.

O jogo

O primeiro quarto da partida começou com o Brasília V8 atacando a partir da linha de 39 jardas, onde a equipe conseguiu avançar bem o campo em jogadas de corrida chegando até a Redzone (últimas 20 jardas do campo de defesa de cada equipe), mas após tentativa de seguir até a Endzone (10 jardas finais de cada lado do campo onde é possível marcar um touchdown) através de uma corrida pelo meio da defesa do Leões de Judá, um dos jogadores do Brasília V8 acabou lesionado o joelho e foi retirado de campo pela ambulância presente em direção ao hospital, o que ocasionou na paralisação do jogo até o retorno da equipe médica. Depois de uma hora, o jogo voltou à normalidade. A partir daí, a defesa do Leões de Judá encaixou e não deu nenhuma abertura para o ataque do Brasília V8 produzir, o quarto terminou com nenhuma das equipes pontuando.

Ataque atrás de ataque

O time dos Leões de Judá começou o segundo quarto da partida na linha de 77 jardas onde haviam parado no final do primeiro quarto, a linha ofensiva dos Leões foi bastante importante nesse início de quarto abrindo um buraco na defesa do Brasília V8 possibilitando a corrida pelo meio que resultou no primeiro Touchdown da partida. A equipe do Leões de Judá optou em fazer a conversão de 2 pontos ao invés de chutar o Field Goal, onde foram bem sucedidos na jogada, abrindo 8 a 0.

O ataque do Brasília V8 insistiu nas jogadas de corrida interna, pois a defesa do Leões de Judá estava conseguindo parar as corridas laterais, e, aos poucos, o time do Brasília V8 foi ganhando espaço no na defesa do adversário, possibilitando ao Quarterback (QB) fazer fazer passes curtos, chegando até a Redzone adversária e convertendo o Touchdown após corrida lateral. Após o término do Brasília V8 a equipe do Leões de Judá não conseguiu mais produzir no ataque, ocasionando novos ataques do Brasília V8 e depois de dois lançamentos longos feitos pelo QB do Brasília V8, o time marcou o seu segundo touchdown e terminando o segundo quarto na frente por 12 a 8.

Jogo aéreo e corridas

As equipes começaram o terceiro quarto com estratégias diferentes no ataque, enquanto o Leões de Judá buscava avançar o campo através das corridas internas e externas, o Brasília V8 optou por jogadas envolvendo passes curtos e longos. A equipe do Leões de Judá conseguiu ganhar bastantes jardas antes do final do quarto, porém ambas as equipes não conseguiram pontuar no quarto.

Leões tentam último ataque

No último quarto, os Leões continuaram a insistir nas jogadas terrestres e conseguiram avançar até Endzone adversária após uma corrida lateral, ficando novamente na frente do placar por 14 a 12. A defesa do Leões de Judá estava impossibilitando o ataque do Brasília V8 de produzir, onde forçaram o 4st down (é o número de tentativas de avanço de um time durante seu ataque.um time tem quatro tentativas para conseguir pelo menos 10 jardas.) onde o QB do Brasília V8 conseguiu fazer um passe longo que ocasionou o Touchdown e a conversão de 2 pontos. O time dos Leões de Judá teve a última posse do jogo, mas acabou perdendo a bola.

Próxima rodada

Pelas suas tomadas de decisões e passes certeiros o Quarterback Paiva, do Brasília V8, foi o destaque da partida. O Leões de Judá enfrenta o Brasília Wizards dia 26/10 e o Brasília V8 encara o Goiânia Saints no dia 31/08.

Glossário do Futebol Americano:

-Jardas

1 jarda = 0,914 metro, no Futebol Americano cada time tem que avançar pelo menos 10 jardas(9,14 metros) para conseguir um novo ataque.

-Touchdown: Pontuação máxima no futebol americano. É quando um time consegue chegar até a endzone do adversário. A equipe que alcançar este feito soma seis pontos e tem direito a um extra point, onde pode marcar mais um ponto, ou tentar voltar com a bola para a endzone, desta vez a partir da linha de duas jardas, e fazer dois pontos.

-Extra Point

Após o touchdown o time tem direito a uma tentativa de chute entre as duas traves e garantir mais um ponto, há também a possibilidade de tentar-se uma conversão de 2 pontos, mas para isso no lugar de um chute entre as traves terá de ser feito um novo touchdown nessa única tentativa.

-Field Goal

Quando se acerta um chute entre as duas traves adversárias, vale 3 pontos.

-Two-point conversion

Ao invés do extra point, o time pode tentar ganhar dois pontos. Para isso, tem que levar a bola de volta para a endzone com apenas uma jogada, que começa na linha de duas jardas.

-Endzone

A zona final após última linha do campo, é nela que os jogadores devem entrar para marcar o touchdown.

-Down

Ou descida, as tentativas que uma equipe de ataque tem para avançar as jardas no campo, cada time tem 4 downs para avançar 10 jardas.

-Quarterback

É o lançador. Na maioria dos times ele é o líder da equipe e o cérebro do time. Um dos responsáveis pelas jogadas do ataque.

-Redzone: São as últimas 20 jardas do campo. É uma zona de perigo ou de alerta, pois o adversário está próximo de anotar pontos.

-Goal Line: É a linha imaginária que separa o campo da endzone. Quando a bola cruza a goal, seja correndo ou por passe, é marcado o touchdown para o time que a cruzou.

___________

 

Texto por Gabriel Campos

Sob supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção