Conheça skateparks de Brasília; comunidade ajuda em reparos

Brasília possui  espaços destinados ao skate, sendo muitos deles mantidos pelos próprios frequentadores das pistas com a criação de eventos para arrecadar fundos para manutenção ou parcerias com o Governo do Distrito Federal. Apesar de não possuir tanto destaque no Brasil, o skate ainda tem bastante força no cenário nacional inclusive na capital, onde existem vários espaços destinados a prática desse esporte.

Confira quais são alguns desses espaços:

  • Skatepark do Cruzeiro (Sukata) – Essa pista foi construída nos anos 90 e passou por problemas devido a reformas que foram iniciadas, mas não tiveram conclusão por parte da administração da RA. “A administração não cuida mais da pista por falta de verba e só podem entrar com mão de obra se pagarmos os materiais. Então fazemos vaquinhas, camisetas e eventos para arrecadar fundos e investir em obras ou outros eventos para continuar gerando mais dinheiro e assim podermos ter uma reserva pra fazer mais rampas e tapar buracos que sempre abrem no meio da pista”, afirma um skatista que preferiu se identificar como Pedro.
  • Deck Sul – Possui a primeira instalação pública desse tipo no Plano Piloto, inaugurada em 2017, feita pela Novacap em parceria com a Federação de Skate do DF (FSKTDF). A proposta do projeto era fazer uma pista com o acompanhamento da federação para que fosse feita uma pista ideal (“De skatista para skatista”). Ainda no Deck Sul, existe o LayBack Park Brasília que é um espaço com acesso gratuito onde os skatistas podem aproveitar a “piscina” para praticar suas manobras, sendo um dos espaços mais atuais construído para a prática do esporte, o local ainda conta com food trucks tornando-o ainda mais abrangente e interessante pro público que pode ir apenas para assistir as pessoas andarem de skate e curtir um tempo com a família e os amigos. Esse projeto veio para a capital após o grande sucesso alcançado em Florianópolis e busca, principalmente, misturar música, gastronomia, arte e, é claro, skate.
  • Bowl de Águas Claras – Fruto de um esforço conjunto entre a Freestyle Skateshop, a Federação de Skate e o Governo do Distrito Federal, o Bowl foi inaugurado em março de 2014 e conta com duas “piscinas” próprias para a prática do esporte, mas sem elementos como rampas e corrimões, sendo mais focado no estilo street.
  • Skatepark Guará II – Inaugurada no final de 2014, não teve os cuidados necessários e passou por uma pequena reforma em 2015 quando os próprios moradores e frequentadores da pista resolveram tomar uma atitude e realizar uma pequena reforma na pista já que não havia nenhuma ação por parte da administração da região administrativa.

As administrações das regiões administrativas não responderam os questionamentos até a publicação deste texto. A reportagem vai incluir as explicações assim que receber as respostas.

 

 

 

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção