Dia do enólogo: conheça o aplicativo que harmoniza vinhos com inteligência artificial

Especialistas em vinhos, os enólogos são os profissionais homenageados do dia 22 de outubro. No geral, os enólogos participam de quase todas as etapas de criação, elaboração e preparação do vinho, dominando o assunto com muita dedicação. Além deles, muitas pessoas são amantes do vinho, afinal, é uma das bebidas mais populares e queridas do mundo.

Pensando nessa paixão popular, o empresário Marcelo Abrileri lançou o aplicativo Eniwine – Digital Sommelier, que utiliza a inteligência artificial para harmonizar vinhos. O aplicativo permite identificar detalhes de garrafas através do escaneamento digital, além de dicas, curiosidades e novidades do mundo do vinho. O Eniwine está disponível na Google Play e na Apple Store.

Foto: Domínio Público

O Eniwine vai mais além: promove descontos para associados, vitrines com rótulos, organização por listas, entre outros recursos que ajudam os amantes de vinho a acertarem em suas escolhas e harmonizações.

Em agosto deste ano, Marcelo Abrileri lançou kits de vinhos chamados de “kits Enoperfil” para o público apreciador. Os kits são enviados para os consumidores com 10 a 15 amostras de vinhos variados, definidos de acordo com as preferências do Enoperfil de cada consumidor.

Como o Eniwine funciona através de inteligência artificial, o consumidor pode saber se vai gostar ou não de determinado vinho que será comprado dentro ou fora do aplicativo. Assim, fica mais fácil experimentar novas garrafas sem medo de errar na hora da compra.  

As predições do aplicativo se baseiam nas próprias avaliações dos usuários a respeito de vinhos que já experimentaram antes. Assim, o Eniwine deduz qual avaliação seria dada a vinhos diversos (tintos, brancos, rosés,espumantes, doces ou fortificados).

Para quem deseja obter mais conhecimento sobre o assunto, a Eniwine ofereceu em 2020 um curso online gratuito sobre vinho, desde conteúdos básicos aos mais ampliados. O curso foi ao vivo e hoje está disponibilizado no modelo arquivado. A cada aula o mestre do vinho degusta um vinho diferente e sugere harmonizações, deixando o aluno livre para adquirir com antecedência e degustar com as opções propostas na aula.

Por Ana Carolina Pessoa

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

 

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção