Central Única das Favelas promove concurso de beleza

O concurso de beleza Top Cufa Centro-Oeste já é referência há mais de 4 anos, chegando a receber reconhecimento internacional. A Central Única das Favelas (CUFA) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos para prestar apoio para a população periférica que acaba sendo invisibilizada e sofrem com a falta de políticas públicas.

 Segundo o coordenador da CUFA de Brasília, Bruno Kesseler, o  projeto Top Cufa veio com o objetivo de gerar possibilidades de profissionalização à juventude periférica. Ano passado, o evento precisou ser online por conta da pandemia do covid-19, agora será presencial, mas seguindo à risca todos os cuidados necessários. 

As inscrições vão até quinta-feira (9) e podem ser feitas pelo site (clique aqui) por homens e mulheres entre 15 e 28 anos. O concurso é realizado pela CUFA em parceria com a Projeto SA e o Cresce DF, além de ter seus recursos disponibilizados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur DF).

Vencedores do Top Cufa DF 2020 (Foto: Bruno Batista)

Vencedores


Thawanny (Thay) Gomes (@thayg_sousa), de 19 anos, foi a vencedora do Top Cufa DF 2020 na categoria Fashion. Após encontrar o concurso pelo Instagram (@topcufadf), Thay viu sua carreira se transformar:

“Eu já era modelo, iniciei minha carreira aos 13 anos, mas depois do Top Cufa minha vida mudou completamente, ganhei várias oportunidades no mundo da moda. Para mim isso significou tudo, minha carreira de modelo tomou um novo destino, e foi o melhor!”, disse

Thawanny Gomes no Top Cufa DF 2020 (Foto: Hay Torres)

 

Para Daniel Gomes, de 22 anos, empreendedor, estagiário, modelo e ganhador da edição do Top Cufa 2020, ganhar o concurso significou bastante:  “Mostrou para mim que eu posso ser referência de empoderamento, resistência e de que é possível conquistar qualquer meta quando você coloca isso como um objetivo e coloca positividade em cima”. 

Ele ainda conta que não tinha uma enorme vontade de se tornar modelo, mas já tinha pensado sobre, até porque desde pequeno as pessoas falavam pra ele seguir essa carreira,  assim que ele ficou sabendo do Top Cufa, através do Instagram, a vontade já cresceu e Daniel embarcou de vez nessa aventura, trazendo representatividade e servindo de exemplos para milhares de jovens.

Daniel Gomes no Top Cufa DF 2020 (Foto: Hay Torres)

O Top Cufa DF 2021 será dividido em duas categorias: Fashion (Passarela), para aqueles que sonham em seguir carreira de modelo, e Street Style (Comercial), representado por aqueles que desejam trazer a pluralidade da moda e a quebra de padrões estéticos. 

Os critérios de avaliação dos jurados serão baseados no biotipo, porte físico, desenvoltura, carisma, oratória e fotogenia dos candidatos. Depois da seleção dos modelos inscritos, o evento contará com workshops de preparação, produção de books e, por fim, um desfile para a banca de jurados.

Para efetivar a participação no concurso, os inscritos devem se atentar às regras de inscrição, vestuário e seletivas que estão disponíveis no site oficial do evento (http://topcufadf.com.br/). Além disso, terão de seguir à risca todas as medidas de segurança impostas pela organização do evento para evitar o contágio da Covid-19 pelos participantes.

 

Novidades

Para inovar, a Grande Final do Top Cufa 2021 trará o lançamento da marca BSB Fashion Street, um desfile de moda com a participação de marcas locais e nacionais. Apresentando parâmetros de consciência social, a marca trará tendências do mundo da moda de acordo com a identidade da periferia.

Ainda nesta 5ª edição, será lançada a Top Feira Virtual, um espaço de vendas online para gerar negócios a empreendedores que atuem em áreas relacionadas à beleza, à moda e à cultura, com lançamento previsto para o dia 27/09. O concurso ligará consumidores e vendedores, direcionando o público a partir do seu próprio site.

Por Ana Carolina Pessoa e Julia Luma

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção

One thought on “Central Única das Favelas promove concurso de beleza

  • Vinícius Wolney Aragão

    (9 de setembro de 2021 - 12:29)

    Muito bom!! Não conhecia o evento

Comments are closed.