Brechós conquistam a geração mais jovem no DF

A moda dos brechós, principalmente de peças vintage, tem feito clientes trocarem as lojas tradicionais por esses espaços alternativos. Antigamente, o que se via era um simples bazar para fins de caridade, já atualmente, a busca por peças de segunda mão cresce cada vez mais, em especial por compradores da Geração Z.

Segundo uma pesquisa realizada recentemente pela plataforma Thredup, a procura por peças vintage pode movimentar cerca de US $64 bilhões até 2024. Esse crescimento pode estar vinculado à faixa etária de compradores mais jovens conhecida por Geração Z, pessoas que nasceram depois de 1996.

 

Foto: Divulgação /Bullseye Vintage 

 

Segundo o empresário Ulysses Melo Manso, 30, dono da loja Bullseye Vintage:“As pessoas buscam o vintage por razões diferentes, como a qualidade, as peças duram muito mais e o acabamento era superior na época, isso é notável quando se tem contato com as peças. São peças que nitidamente aguentam mais umas décadas pela frente”.

Mudança de comportamento

Para esse consumidor brasileiro, existem muitas opções de produtos como o fast fashion , moda das lojas de departamento,  encontradas em diversos shoppings, de forma quase que desenfreada.

A modelo e Fashion Designer Lorena Loschi, 27, explica que prefere comprar peças de segunda mão. “Prefiro comprar em vintage pela experiência de compra porque é sempre uma surpresa o que eu posso encontrar ali. No shopping normal já é algo mais previsível o que eu vou encontrar, já em vintage eu consigo encontrar coisas de todas as épocas em um lugar só. E, lógico, pelo consumo consciente também. Eu ainda compro em shopping, porém muito menos, geralmente quando preciso de algo específico”.

Essa nova/velha cultura de compra tem se mostrado bem mais atrativa e diversificada das outras que se podem ser vistas atualmente. Seu aumento é nada mais nada menos do que a representação da juventude e sua personalidade de buscar por qualidade ao invés de quantidade.

Por Tamires Rodrigues
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção