Prêmio de Comunicação: Ceub vence Expocom com 2 livros e um documentário

Trabalhos de alunos e professores de comunicação do Centro Universitário de Brasília venceram, nesta semana, o Expocom/Intercom Centro-Oeste em três categorias. Trata-se do mais importante evento acadêmico na área da Comunicação no Paísque reúne mostras de trabalhos de instituições públicas e privadas.

Duas das vitórias foram com livros-reportagens: “Distrito Pandêmico” (da disciplina de “Edição e Cobertura Jornalística”) e “Sob a Luz de Clarice” (do Jornal Laboratório Esquina). O terceiro prêmio foi o documentário Esconda-se, que a ex-aluna (hoje jornalista formada) Nathália Kuhl produziu como trabalho de conclusão de curso no ano passado.

Os três trabalhos representarão a região na edição nacional no dia 9 de outubro, às 18h30. Outros quatro trabalhos do Ceub foram indicados como finalistas nas categorias assessoria de imprensa, agência de notícias, projeto de extensão e projeto de webdocumentário (saiba mais).

Pandemia

Existiam duas categorias para reconhecer a produção de livros-reportagens (“avulso” e “edição”). Em ambas, trabalhos feitos em disciplinas do Ceub foram os premiados. O livro Distrito Pandêmico, na disciplina de Edição e Cobertura Jornalística, trata sobre o impacto da pandemia do coronavírus no DF, abordando temas como emprego, alimentação, saúde e segurança.

Confira apresentação da aluna Sara Meneses

Clarice

O outro livro venceu na categoria em projeto transdisciplinar “Edição de livro” (avulso), Sob a Luz de Clarice, feito na disciplina de Jornal Laboratório Esquina, em homenagem aos 100 anos da escritora Clarice Lispector, no ano de 2020.  O projeto é transdisciplinar porque contou com apoio e suporte da disciplina de Direção de Arte, da publicidade, para toda a concepção visual. As disciplinas de jornalismo e de publicidade são ministradas no sexto semestre do curso. Os alunos buscaram inspirações em obras da autora para construir suas pautas.

Confira apresentação da aluna Ana Luiza Duarte

Tabus

Na categoria Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão (avulso), o vencedor foi o documentário Esconda-se (assista aqui ao vídeo),  que trata sobre os tabus da menstruação na sociedade . Estão no filme pessoas de diferentes nichos culturais para a sua produção, além de pesquisadores sobre o tema. O filme foi o trabalho de conclusão de curso da ex-aluna (hoje jornalista) Nathália Kuhl.

Confira abaixo a apresentação dela para a Expocom 2021

Os trabalhos contaram com apoio de professores das disciplinas de jornalismo Mônica Prado e Luiz Cláudio Ferreira e com os professores de publicidade Bruno Nalon e André Ramos de Projeto Gráfico e Direção de Arte.

Por Mayariane Castro, da Agência UniCEUB

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção