NBB: Minas termina temporada com vitória em jogo acirrado

Nesta terça-feira (6/4), a equipe do Minas Tênis Clube enfrentou o Bauru Basket, em partida válida pela 17° rodada do segundo turno, no Ginásio da ASCEB, em Brasília. A equipe mineira chegou já consolidada como o segundo lugar da liga, precisando apenas completar essa partida para encerrar sua temporada, já o time de Bauru ainda tinha mais dois jogos em seu calendário após o confronto de hoje, com a possibilidade de subir uma colocação e terminar em quarto lugar da liga após todas as disputas.

Leia mais sobre NBB

O Jogo

Mesmo já tendo seu segundo lugar garantido na tabela e esse jogo não valendo nada para os mesmos, o Minas veio a quadra com três dos seus titulares regulares, dando trabalho para o Bauru nos minutos iniciais, abrindo 9 a 1 no placar, criando espaços para arremesso com facilidade. Conforme o quarto foi passando, a equipe paulista foi se adaptando a forte intensidade do rival e começou a explorar o garrafão, especialmente após a entrada do pivô Dikembe na partida, que ficou com 100% de aproveitamento nos seus cinco minutos em quadra. O primeiro quarto acabou com o placar de 19 a 18 para o Minas.

De volta à cidade onde fez sucesso, Alex foi um dos destaques do jogo (Foto: Arthur Ribeiro)

Com o início do segundo quarto, as equipes permaneceram parelhas, porém, as estratégias de jogo foram invertidas, o Minas começou a atacar o garrafão através do pivô veterano, JP Batista, e do jovem ala, Gui Santos, enquanto o ala, David Jackson, arremessava à distância. Enquanto o Bauru passou a tentar os arremessos de profundidade, essa escolha de mudança ofensiva se mostrou um erro do técnico Leonardo Alves, que viu seu time acertar apenas dois arremessos de três pontos dos oito tentados, assim deixando o Minas aumentar sua liderança. O segundo quarto acabou com o placar de 22 a 18 para o Minas, com o placar geral de 41 a 36, vantagem para os mineiros.

Voltando à quadra após o intervalo, o Minas teve um começo desatento de quarto, perdendo bolas por erros de passe e deixando o Bauru empatar o placar. Com apenas três bolas de três pontos sendo acertadas em todo o quarto, duas a favor dos paulistas e uma do Minas, a partida se tornou uma batalha dos garrafões, com infiltrações sendo armadas constantemente, e, junto a elas, diversas faltas foram surgindo para ambas as equipes, resultando em diversas paralisações. O resultado do terceiro quarto foi 23 a 25, primeiro quarto positivo para o Bauru, porém a vantagem geral permanecia para o Minas, com o placar de 64 a 61.

Prometendo ser um final acirrado, o último quarto teve início forte, com ambas as equipes celebrando cada bola que entrava, e os dois treinadores contestando todas decisões que a arbitragem tomava contra seus respectivos times. O Minas apostou no jogo coletivo até o segundo final, com a bola passando por todos os seus jogadores e tendo calma nas armações de jogada, enquanto o Bauru contou com a experiência do ala veterano, Alex Garcia, para liderar a equipe nos minutos finais. O time paulista teve a chance de empatar a partida e mandar para a prorrogação nos últimos segundos, porém acabou desperdiçando. O último quarto terminou 17 a 18 para o Bauru, mas o placar geral foi 81 a 79, concretizando a vitória mineira.

Destaques da partida

O destaque da partida foi o ala/pivô americano, David Nesbitt, que teve 15 pontos e 6 rebotes anotados para assegurar a vitória do Minas. Já para o Bauru, a equipe teve três destaques, o ala, Alex Garcia, com 16 pontos, o pivô, Gabriel Jaú, com um duplo-duplo de 14 pontos e 10 rebotes, e o armador, Alexey Borges, que anotou 9 pontos e 9 assistências.

Próximos jogos

Bauru volta às quadras na quinta-feira (08/04), enfrentando o Unifacisa no Ginásio da ASCEB, em Brasília, ainda tendo que enfrentar o Mogi e o Cerrado Basquete nessa reta final de competição, mas já matematicamente classificado aos playoffs. O Minas encerrou suas atividades pela temporada regular do NBB, com a segunda colocação assegurada na tabela. Agora, para os mineiros, só resta aguardar a chegada dos playoffs.

Por Bernardo Guerra

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção