Balanço do NBB: vitórias de São Paulo, Fortaleza e Minas marcam a terça de basquete na capital

Nesta terça-feira (06), Brasília recebeu mais três confrontos do Novo Basquete Brasil (NBB). No ginásio da ASCEB, os reservas do São Paulo abriram o dia de jogos com vitória de 99 a 74 sobre o Campo Mourão, com grande atuação de Renan Lenz. Na sequência, Fortaleza e Franca se enfrentaram no duelo de meio de tabela, e mesmo perdendo seu principal jogador, Desmond Holloway, por lesão ainda no terceiro quarto, os cearenses levaram a melhor por 84 a 69. Por fim, o Minas venceu o Bauru por 81 a 79 no grande jogo da noite, recheado de estrelas dos dois lados e decidido no último lance.

Na primeira partida da noite, o São Paulo aproveitou que já estava garantido no terceiro lugar e descansou seu quinteto titular para a partida contra o Campo Mourão. Apenas 6 jogadores disputaram o jogo pelo tricolor, todos que normalmente começam no banco de reservas. Ainda assim, deram conta do recado. Mesmo com um primeiro tempo acirrado entre ambas as equipes, na volta dos vestiários os paulistas dominaram, com o ataque efetivo e protagonismo de Renan Lenz, que conduziram o time à vitória.

Cook (dir.) não conseguiu vencer os reservas do São Paulo (Foto: Thiago Quint)

O supracitado ala-pivô teve 38 pontos e 16 rebotes, ambos recordes da carreira do jogador no NBB. Além dele, o armador americano Kenny Dawkins contribuiu com mais 25 pontos e 8 assistências. Pelos paraibanos, Anton Cook, cestinha do time na temporada, foi o destaque novamente com 23 pontos.

Leia mais sobre o triunfo do São Paulo.

Logo em seguida, o Franca também fez sua despedida da temporada, mas, diferentemente do rival de São Paulo, terminou a fase classificatória com derrota para o Fortaleza. Em jogo disputado, os cearenses conseguiram conter o forte ataque do adversário e resolveram a partida no quarto final, principalmente com bolas de três pontos decisivas, acertando 6 das 12 tentativas no período. Apesar da vitória, o carcará saiu do ginásio preocupado com o estado físico de Desmond Holloway, principal jogador da equipe, que saiu machucado no fim do terceiro quarto.

Lesão de Holloway pode comprometer o restante da temporada do Fortaleza (Foto: Arthur Ribeiro)

Mesmo com a lesão, o ala americano fez 17 pontos e foi um dos destaques do Fortaleza junto do ala-pivô Sualisson, que fez 21 pontos. O Franca teve em Lucas Dias seu protagonista novamente. O pivô, forte concorrente ao prêmio de MVP da temporada, teve 24 pontos e 5 rebotes no confronto.

Leia mais sobre a vitória do Carcalion

Para fechar o dia, Minas e Bauru se enfrentaram no duelo entre equipes do top 5 da liga. Mais um dos que estavam fazendo o último confronto da regular, os mineiros, mesmo já garantidos na segunda colocação, fizeram jogo duro contra o dragão, que ainda briga pela quarta posição e folga nas oitavas. Muito disputada desde o início, a partida se decidiu apenas nos segundos finais, quando Gui Deodato teve duas chances, em momentos diferentes, de virar o jogo para os paulistas com uma bola de três, mas errou ambas, o suficiente para o Storm vencer por apenas uma posse.

No confronto do topo da tabela, melhor para o Minas (Foto: Arthur Ribeiro)

Em meio ao trabalho em equipe apresentado de ambos os lados, o principal jogador da partida foi o ala americano David Jackson, do Minas, que teve 16 pontos no jogo, acompanhado por outro extrangeiro, o ala-pivô bahamense David Nesbitt com 15. Pelo Bauru, o jovem ala-pivô Gabriel Jaú anotou um duplo-duplo, com 14 pontos e 10 rebotes, ajudado por Alex Garcia, um dos ídolos do basquete candango, que contribuiu com 16 pontos.

Leia mais sobre o jogo entre Minas e Bauru

Com o fim do dia de jogos, São Paulo, Franca e Minas encerraram suas 30 partidas da temporada regular e agora descansam esperando o início dos playoffs. Os demais times retornam às quadras ainda nesta semana. Na quarta, o Bauru enfrenta a Unifacisa às 16:00, seguido pelo Campo Mourão, que encara o Corinthians às 19:00. O Fortaleza terá mais tempo de descanso e joga novamente apenas no sábado, contra o próprio Campo Mourão, às 19:00.

Por Arthur Ribeiro

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção