NBB: apesar da lesão de craque, Fortaleza supera Franca

Em partida válida pela 18ª rodada do 2º turno do Novo Basquete Brasil (NBB), o SESI Franca (7º) e o Fortaleza Basquete Cearense (8º) se enfrentaram nesta terça-feira (06) no Ginásio da ASCEB, em Brasília-DF, com o objetivo de terminarem bem colocados para a pós-temporada da competição. A equipe do Fortaleza terminou vitoriosa por 84 a 69, com destaque para o ala-pivô Sualisson, 21 pontos, e para o ala Schneider, 15 pontos, que ajudaram o Carcará a se manter na frente mesmo após a lesão do ala Desmond Holloway no 3º quarto.

O candidato para o prêmio de MVP, Lucas Dias, não conseguiu levar seu time para a vitória (Foto: Arthur Ribeiro)


O Fortaleza foi efetivo na defesa e o Franca teve dificuldades com os arremessos, a ponto do aproveitamento de arremessos dos paulistas chegar a apenas 15% no 1º período.  Além disso, o time cearense também foi efetivo no ataque, acertando 52% dos arremessos de quadra, o que fez com que abrissem uma vantagem de 15 pontos ao final do quarto, 24 a 9.

Entretanto, apesar de conseguir administrar a vantagem construída até um certo ponto, a equipe de Alberto Bial não conseguiu resistir à pressão defensiva intensa do Franca, que foi aplicada inclusive antes do meio da quadra em alguns momentos. O time paulista, por outro lado, conseguiu melhorar seu desempenho ofensivo, amparando-se principalmente na conversão de lances livres, e emplacou uma sequência de 9 pontos sem resposta para encostar no placar e ficar a somente 1 ponto do Fortaleza após ganhar o 2º período por 26 a 12.

Leia mais sobre outros jogos do NBB

No recomeço da disputa, o Carcará do Nordeste voltou a tentar impor a cadência de jogo do 1º quarto. Com mais energia e comandados pela habilidade do ala americano Desmond Holloway, que anotou 10 dos 24 pontos da equipe no 3º quarto, os cearenses reverteram a sequência positiva do Franca e conquistaram novamente uma vantagem boa, agora de 8 pontos. Porém, faltando 2 minutos para o período acabar, Holloway foi atingido por trás em um contra-ataque e acabou colidindo com o apoio da cesta, o que ocasionou em uma lesão no joelho do atleta, que saiu carregado de quadra por companheiros de equipe e membros da comissão técnica.

Holloway saiu lesionado no final do terceiro quarto (Foto: Arthur Ribeiro)

Por fim, mesmo sem a presença de seu grande astro em quadra, o grupo do Fortaleza manteve o ímpeto e com a ajuda do ala-pivô Sualisson e do ala Schneider, que anotaram 19 dos 24 pontos dos cearenses no último período, garantiram a 14ª vitória no NBB, feito que interrompeu a série de derrotas e ainda abriu a possibilidade de a equipe assumir a 6ª colocação ao final da temporada regular.

O próximo jogo do Fortaleza será no próximo sábado (10) contra o Campo Mourão às 19h no Ginásio da ASCEB, em Brasília. Já o Franca fez seu último jogo pela temporada regular do NBB e agora aguarda a definição dos jogos de Corinthians e Fortaleza para conhecer sua posição final no campeonato.

Por Thiago Quint
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção