Coletivo de Culturas Populares pede exoneração de presidente da Fundação Palmares

Após declarações racistas de Sérgio Camargo que chamava o movimento negro de “escória maldita”, O Coletivo de Culturas Populares do DF soltou nesta quarta-feira (3) nota de repúdio sobre os posicionamentos do presidente da Fundação Palmares.

Sérgio Camargo se posicionou contra Zumbi dos Palmares e ainda completou que Zumbi era “um filho da puta que escravizava pretos”. A reunião foi gravada sem o consentimento do presidente e os áudios foram divulgados pelo jornal “O Estado de S. Paulo”nesta terça-feira (2).

Na nota do Coletivo, eles exigem a exoneração imediata de Sérgio do cargo de presidente da associação, considerada patrimônio do povo brasileiro, devido aos posicionamentos racistas. Sérgio Camargo também divulgou durante o mês de maio textos que questionam a veracidade da história de Zumbi e o apontavam como criação da “esquerda comunista”.

“As declarações, somadas a uma série de posicionamentos anteriores caracterizados por um forte viés racista, são absolutamente incompatíveis e contrárias aos interesses defendidos pela Fundação Cultural Palmares, instituição pública voltada para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira”, diz a nota.

Os 26 grupos que assinaram a nota são Rede de Culturas Populares do DF, Circuito de Culturas Populares, Centro de Tradições Populares de Sobradinho, Centro Tradicional de, Invenção Cultural, Bumba Maria Meu Boi, Quadrilha Pinga em Mim, Bando Matilha Capoeira, Bumba Maria Meu , Casa Moringa, Barba Na Rua, No Setor , Templo Rosa Branca, Mamulengo Fuzuê, Pareia Comunicação, Jornal Jararaca, Setor Carnavalesco Sul, Mamulengo Sem Fronteiras, Orquestra Marafreboi, Serei Luzia da Estrela Molhada, Instituto Invenção Brasileira, Rede Afrobrasileira Sociocultural, Associação de Percussão Batalá Brasília, Grupo Zenga Baque Angola, Fórum de Cultura do DF e Frente Unificada de Cultura.

Por Mayariane Rodrigues