Podcast: diretora de arte premiada explica como é viver de cinema na capital

Neste primeiro episódio do Podcast “Cine por Fora”, conversamos com a diretora de arte brasiliense Maíra Carvalho sobre os desafios e recompensas de seguir uma carreira no cinema

 

A direção de arte é a área dentro do audiovisual que gerencia, cria e executa a arte do design e a concepção artística. Ela combina diferentes elementos audiovisuais que resultam na estética do projeto, sendo o responsável por toda a concepção visual. Dentro de um departamento de artes de um filme existe o diretor de arte, o figurinista, cenógrafo, produtor de arte e outras áreas especializadas.

Vencedora do prêmio de melhor direção de arte no festival gramado e no festival Guarnicê pelo filme “O último cine drive-in” em 2015, Maíra Carvalho é pesquisadora, produtora e diretora de arte desde 2002. E trabalhou em mais de 40 produções entre telefilmes, séries, longa- metragens e curtas sendo nove delas em parceria com seu irmão, o diretor Iberê Carvalho.

No programa conversamos com Maíra sobre o papel da mulher na direção de arte, na cinematografia e sobre o cinema brasiliense nos últimos anos. Confira abaixo a entrevista:

Para aqueles que tiverem interesse no trabalho de Maíra Carvalho é possível segui-la no seu Instagram e sua produtora Quartinho Produções Artísticas. Abaixo segue o trailer de seu próximo lançamento, Homem Cordial:

E a série Impuros, lançada no Canal Fox Brasil, que contará com sua participação na em sua terceira temporada:

Por Louise Velloso, Luiz Eduardo Certain e Mário Santa Roza 

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção