Seminário internacional em Brasília traz pesquisadores da Finlândia para debater educação, futuro e inovação

O que faz da Finlândia um país tão singular que foi apontado como referência em educação, além de ser o país com a população mais feliz do mundo? Para entender as peculiaridades da experiência finlandesa e debater como enfrentar os desafios da educação  no Brasil, o Centro Universitário de Brasília – UniCEUB organiza e sedia o I Seminário Internacional Brasil-Finlândia: Futuro, Transformação Digital e Inovação.

O evento abordará temas exclusivos e experiências dos dois países na criação de soluções que geram impacto em áreas como educação, tecnologias digitais, empreendedorismo, inovação, melhoria de serviços públicos, sustentabilidade, dentre outros temas relevantes no cenário nacional e internacional.

O seminário ocorrerá no próximo dia 16 de abril, com a presença de representantes dos dois países. O embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, fará a palestra de abertura e abordará a cultura da educação implementada naquele país como um vetor para a transformação social. Na ocasião, também estará presente a pesquisadora do Finland Futures Research Centre – FFRC, da University of Turku, Marianna Ferreira-Aulu, que abordará o tema Futures Studies (Estudos de Futuros) e tratará sobre como é possível ter uma visão ampliada de longo prazo a partir de uma abordagem científica.

Transformações

O ministro Carlos Ayres Britto, ex-presidente do STF, será um dos palestrantes e abordará os desafios do Brasil frente à transformação digital no século XXI. Outro palestrante será o professor Antônio Isidro Filho, coordenador do Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo da Universidade de Brasília, que abordará o desenvolvimento das competências para o futuro e os impactos das tecnologias digitais no mercado de trabalho.

Na sequência das palestras, ocorrerão seis painéis simultâneos, em português e em inglês, que abordarão temas relacionados à educação e ações inovadoras em diferentes campos do conhecimento.

O painel Unravelling Foresight Practices in Organizations (algo como: Desvendando as Práticas de Visão a Longo Prazo nas Organizações) terá à frente a pesquisadora Sari Söderlund, coordenadora do Finland Futures Research Centre – FFRC, centro que desenvolve pesquisas e projetos sobre futuro, e vai discutir a visão dos finlandeses sobre o que é o conhecimento do futuro, tendo como exemplo o projeto de pesquisa Radical Technologies.

A administração pública também será contemplada no evento. O painel “Transformação Digital na Administração Pública: Brasil e Finlândia” terá debatedores dos dois países. O professor pesquisador Ari-Veikko Anttiroiko, adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios da Tampere University, abordará a visão e experiências finlandesas acerca do tema, enquanto que Joelson Veloso, Diretor de Experiência do Usuário dos Serviços Públicos do Governo Federal, reflete sobre a abordagem brasileira frente aos desafios da transformação digital e a melhoria de serviços públicos.

O encerramento do evento ocorrerá com a palestra “Construindo futuros responsáveis: o cidadão como agente de mudança frente às tendências globais”. Os debatedores, Marianna Ferreira-Aulu e Antônio Isidro, tratarão da transformação digital como tendência mundial. Na mesa, assuntos como mudanças climáticas, corrupção e envelhecimento da população. Tudo abordado sob as óticas de ambas as culturas, a brasileira e a finlandesa.

Com isso, o UniCEUB reafirma sua posição institucional de estar em permanente processo de inovação e melhoria, trazendo para o Brasil e para Brasília experiências bem sucedidas que visam uma educação propositiva e transformadora da sociedade. Essa aproximação com a Finland University, que representa quatro universidades finlandesas, é mais um passo nessa já consolidada trajetória. O diretor de operações da Finland University para Brasil e América Latina, Jarkko Wickström, quer afinar e ampliar cada vez mais essa parceria. “Temos muitas experiências para trocar com o Brasil e o UniCEUB, com toda sua estrutura e capital intelectual, é um parceiro estratégico nesse sentido”, afirmou.

 

Convênios

Na ocasião, serão celebradas três parcerias do UniCEUB, visando reunir esforços entre entidades de referência na busca por soluções para um mundo em constante transformação.

A primeira será com a Finland University, uma associação que reúne quatro universidades finlandesas. No convênio, estão previstas atividades cooperativas de pesquisa e realização de cursos.

Outra parceria será com os Correios. Estudantes e professores do UniCEUB criarão soluções inovadoras este que é o maior sistema de logística do país e um dos maiores do mundo.

Outra parceria de impacto, formalizada na mesma data, será do UniCEUB com o Codese/DF – Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal, que reunirão esforços na busca por caminhos sustentáveis viáveis para o DF.

Programação (sujeita a mudanças)

ABERTURA

Campus da Asa Norte – Auditório do bloco 3 – Às 8h15

I Seminário Internacional Brasil-Finlândia: Futuro, Transformação Digital e Inovação.

  • Credenciamento e welcome coffee
  • Abertura oficial com o Reitor Getúlio Américo Moreira Lopes
  • Palestra com o Embaixador da Finlândia, Sr. Jouko Leinonen

Tema: A Cultura da Educação como vetor da Transformação Social

  • Palestra com Ministro Carlos Ayres Britto

Tema: Os desafios do Brasil frente à transformação digital no século XXI

  • Palestra com Marianna Ferreira-Aulu, pesquisadora da University of Turku, Finlândia

Tema: Futures Studies: Aprendendo a olhar para o(s) futuro(s) de forma científica

  • Palestra com Prof. Dr. Antônio Isidro Filho

Tema: Futuro, Transformação Digital e Inovação: Desenvolvendo competências do amanhã

  • Coffee and Network

PAINÉIS TEMÁTICOS

  • Das 11h15 às 12h30

Ocorrerão seis painéis temáticos simultâneos.

Inteligência Artificial no Poder Judiciário Brasileiro (em português)

Palestrantes: Luiz Anísio Vieira Batitucci e Thiago Alencar Gomes

Debatedor: Amilar Domingos Moreira Martins

Transformação Digital na Administração Pública: Brasil e Finlândia (em inglês e em português)

Palestrantes: Ari-Veikko Anttiroiko e Joelson Veloso Jr.

Debatedor: William Malvezzi

Unravelling Foresight Practices in Organizations (em inglês)

Palestrante: Sari Söderlund

Debatedor: Prof. Me. Roberto Paldês

Direito Digital e Proteção de Dados: impactos e desafios (em português)

Palestrantes: Fabrício Mota e Thiago Sombra

Debatedor: Prof. Me. Ricardo Bastos

Ecodemocracia e o Impacto das Redes Sociais (em português)

Palestrante: Profa. Dra. Lílian Rocha

Debatedor: Prof. Álvaro Castelo Branco

Empreendedorismo de Alto Impacto: Casos do Brasil e Finlândia: Disrupção, Escala e Mercado Global (em português)

Palestrantes: Humberto Ribeiro e Paulo Alvim

Debatedor: Prof. Me. Mauro Castro e Profa. Me. Érika Lisboa

 

ENCERRAMENTO

 

  • Campus da Asa Norte – Auditório do bloco 3 – Às 19h10

Palestra com Marianna Ferreira-Aulu, pesquisadora da University of Turku, Finlândia, e Prof. Dr. Antônio Isidro Filho

Tema: Construindo futuros responsáveis: o cidadão como agente de mudança frente às tendências globais

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3966-1201.

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *