NBB: Brasília vence São José em jogo emocionante

A equipe do Universo Brasília (DF) venceu nesta sexta (15) o São José (SP) por 81 a 73, em partida válida pela 15ª rodada do NBB. A equipe da capital chegou à sexta vitória e ganha novo fôlego na luta contra o rebaixamento. Enquanto isso, a equipe paulista, que era a favorita para o confronto caiu para sétimo.  

O primeiro quarto da partida foi marcado por um começo em que a equipe candanga dominou as ações e chegou a abrir nove pontos de vantagem diante do time joseense já nos dois primeiros minutos de jogo. A superioridade foi tanta que o técnico do São José, Paulo César Martins de Oliveira, precisou utilizar uma das paradas quando faltavam cinco minutos para o fim do quarto, pois o placar marcava 19 x 8. Ao final do primeiro período, a equipe do DF ampliou a vantagem para 28 x 16. O ala/pivô venezuelano Windi Graterol já acumulava nove pontos anotados e 100% de aproveitamento nos chutes realizados. Já pelo São José, o ala Márcio foi responsável por converter seis pontos na etapa inicial.

Passado o tempo de descanso, as equipes voltaram para o segundo período, que ficou marcado pelo equilíbrio entre os clubes. A vantagem brasiliense de 12 pontos havia caído para sete aos 3:08, isso fez com que o treinador André Germano pedisse a primeira parada técnica. Após receber as orientações, os jogadores do Universo voltaram mais atentos nas finalizações e conseguiram recuperar a vantagem perdida minutos antes. Ao determinar o intervalo de jogo, o placar mostrava a diferença de 47 x 35. O destaque desse tempo foi para o ala Márcio, que anotou seis pontos e teve um aproveitamento de 50% das chances.

Embora o Brasília estivesse com o controle da disputa, a equipe cometeu alguns erros na terceira etapa e viu o São José encostar no marcador e diminuir a desvantagem para apenas três pontos. O armador argentino Fabián Sahdi foi decisivo nos 13 pontos que anotou pelo clube paulistano. O jogo tranquilo, até então, foi para a parte final após os mandantes terem feito 16 pontos e sofrido 25. Vale destacar que a torcida do Universo não parou de incentivar o time desde o começo do jogo, mesmo com a queda de rendimento naquele momento.

Os últimos 12 minutos foram de extrema tensão no momento inicial, pois o São José havia conseguido virar o placar, ao ficar apenas um ponto à frente. Entretanto, o elenco candango conseguiu se recuperar rápido e reassumir a liderança nos minutos seguintes. Com essa arrancada final, o Universo Brasília venceu a partida por 81 x 73 e conseguiu a sexta vitória na competição.

Ao final do jogo, o jogador Graterol respondeu como foi possível voltar em uma partida que se tornou emocionante, mesmo que estivesse controlada nos tempos anteriores. “A concentração foi muito importante nesse momento, assim podemos acertar os chutes e finalizar o jogo.”

O próximo compromisso do time candango será no dia 28/02, quando enfrentará o Joinville às 20h, no ginásio da ASCEB. Já o São José receberá o Vasco da Gama no dia 26/02, às 20h, no ginásio Linneu de Moura.

Por João Paulo de Brito

Foto: Divulgação

 

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *