Tempo de chuvas: DF tem 5.343 casas ameaçadas em 41 áreas de risco, alerta Defesa Civil

A temporada de chuvas no Distrito Federal amplia o temor para regiões de maior vulnerabilidade social. Segundo a Defesa Civil. 5343 residências estão ameaçadas em 41 áreas de risco. O alerta mostra um crescimento em relação ao ano passado, quando havia 4733 residências na mesma situação em 36 áreas.

De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, as regiões de maior preocupação  e risco são  áreas da Fercal (Sobradinho 2), Vila Rabelo (também ,Sobradinho) , Vila São José (em Vicente Pires), Sol Nascente (trecho 3), Arniqueiras (Águas Claras) e Morro da Cruz (em São Sebastião). Casas dessas regiões sofrem riscos de desabamento. Moradores já foram alertados para a necessidade de sair dos lugares.
Para o coronel, é esperado que as família saiam por conta própria de casa. “Em um segundo momento, caso ela se negue a sair, temos que, utilizar a força para evitar tragédia. O Estado oferece um aluguel, ou um pagamento de um recurso para que ela alugue uma casa, porque é nossa obrigação garantir a vida das pessoas”, afirma.
O coronel explica que o problema é causado por ocupação irregular do solo urbano. “Ainda há um grande descuido e falta de prevenção, o que causa um prejuízo econômico e em segunda escala, humano cada vez maior para as populações afetadas”. Nesses lugares, ainda falta drenagem eficiente.  Para a Defesa Civil, a prevenção de alagamentos é a prioridade, seguido dos cuidados contra às inundações e a solução dos riscos de eletrocussão e incêndios.

Prevenção

O coronel Sérgio Bezerra esclarece que pelo menos R$ 700 milhões foram investidos em obras de prevenção, por exemplo, em Vicente Pires para corrigir problemas de uma cidade inteira, “No Condomínio Porto Rico, em Santa Maria, também, houve desabamento de casas por causa de problemas de drenagem. Outra área preocupante está nos trechos 1 e 2 do Sol Nascente. Há um estudo para corrigir erosões”.

Por Ricardo Ribeiro

Imagem: Agência Brasília / Arquivo

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *