Participar do Enade é exercício de cidadania, explica coordenadora do Inep

A cada três anos, o Ministério da Educação (MEC) realiza o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo a  diretora de avaliação do Inep, Mariângela Abrão, o exame faz parte  de um tripé que tem o objetivo de avaliar a qualidade da educação superior no país. “Envolve avaliar instituições, cursos e estudantes”. Seria uma política pública que visa a garantir a qualidade do serviço que será prestado a sociedade pelo profissional que se forma”. A prova do Enade acontecerá no dia 25 de novembro.    

 

A partir de uma prova realizada pelos estudantes concluintes avalia-se a qualidade da formação oferecida pela instituição pelo desempenho dos estudantes, explica Mariângela Abrão, seria um exercício de cidadania e responsabilidade social.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divide a avaliação do ensino superior nacional em duas etapas condições de oferta e o resultado da formação, primeiro há uma avaliação da estrutura da instituição e se isso condiz com a proposta curricular e de perfil profissional que é objetivado. Para avaliar se há uma perenidade da qualidade de ensino ao longo do tempo avalia-se as habilidades e competências adquiridas pelos estudantes concluintes.    

Avaliação realizada pelo Enade contribui também para que melhorias sejam implementadas na universidade. “As questões regulatórias do ensino superior são de competência do MEC, cabe ao Inep realizar as avaliações. Com base nos resultados das avaliações a secretaria de regulação e supervisão tem por finalidade a decisão de quais serão os padrões a serem considerados como adequados ou inadequados, quais serão as medidas punitivas ou premiativas que o sistema fará a partir desse cenário”, explica Mariângela Abrão.

A prova é desenvolvida por professores elaboradores que se norteiam nas diretrizes curriculares nacionais e quais competências e habilidades deveriam ter sido desenvolvidas ao longo do curso, complementa.

Por Karina Berardo, Vitor Mendonça e Larissa Calixto

Apresentação do vídeo: Mariana Fraga e Ricardo Ribeiro

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *