“Estação Saudade”: confira documentário sobre trem do DF

50 anos atrás nascia um desejo do país na recém-nascida capital federal, o trem bandeirantes. Inaugurado ao final da década de 1960, o veículo de aço sob trilhos saía da antiga estação rodoferroviária de Brasília, depois, ainda no DF, passava pela famosa estação Bernardo Sayão, localizada no Núcleo Bandeirante e, por fim, possuía sua última parada em Campinas (SP).

Para o aniversário do sonho interrompido iniciado em 1968 e para nunca esquecermos, o documentário abaixo produzido por alunos do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) conta toda a trajetória da inauguração a privatização nos anos 1990. Hoje, resta apenas um trem cheio de carga que ainda transita entre as cidades, cargas essas que substituíram as várias vidas e histórias do passado.

Por Claudiane Brito, João Victor Bachilli e Júlia Lima