Mais de 10 mil eleitores no DF têm algum tipo de deficiência

O número de eleitores em 2018 no DF é de 2.084.357. Desse total, 0,5% tem algum tipo de deficiência, ou seja 10.709 pessoas necessitam de algum tipo de atenção especial na hora de votar. As dificuldades nesse procedimento para o eleitor ainda persistem, mas melhoraram nos últimos anos.

Willian Souto é jornalista e vítima de poliomielite. A doença causou uma deficiência nas pernas, e tem bastante dificuldades de caminhar, mesmo com muletas. Ainda sim, Willian vai andando até sua zona eleitoral e conta com auxílio dos voluntários para votar. Em entrevista, o eleitor explicou um pouco da experiência de voto de um de um deficiente.

Não existe um estatuto que defina qual o procedimento de voto de um deficiente, mas todos têm preferência na fila de votação, além das atitudes eticamente corretas em prol do auxílio de alguém necessitado.

Willian Souto lembra que votou pela primeira vez no plebiscito sobre o porte de armas, em 2004. “Eu tive que votar na escola que fica próximo aqui de casa, e tive que subir escadas, porque é uma escola de dois pavimentos. Na época eles (organizadores) me perguntaram se eu preferia votar no primeiro andar. Eu disse que sim, mas quando chegou a hora, eu tive que subir as escadas, já que não tinha elevador”.

Para ele, há mais consciência de inclusão.Para mim está bom. Particularmente está bom.É tudo muito rápido, então do jeito que está, está bem. A única coisa que eu diria para você, e isso não tem a ver diretamente com a questão da eleição, é fica tudo muito sujo, e como eu uso muletas, eu tenho que andar olhando para o chão para não colocar a muleta em cima de algum santinho e acabar escorregando”. Além de Willian, outros 3.137 eleitores possuem dificuldade de locomoção, segundo o TSE. Dentre as deficiências, o tribunal identificou a visual (2.225 eleitores), auditiva (1.211 eleitores) e duas categorias mais amplas: 374 eleitores com dificuldade para o exercício do voto e por fim, a categoria denominada “outros tipos de deficiência”, composta por 3.761 eleitores.

Por Ricardo Ribeiro e Vinícius Heck

Foto: Acervo pessoal

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *