Atos pró e contra Bolsonaro mobilizam manifestantes em Brasília

Organizadas a partir de grupos no Facebook, manifestações a favor e contra o candidato à presidência Jair Bolsonaro ocorrem neste sábado, dia 29, no Plano Piloto. Os atos reafirmam a tensão no cenário político brasileiro em momento próximo às eleições e devem contar com grande quantidade de manifestantes durante o dia na capital.

Pela manhã, das 9h às 12h, uma carreata a favor do candidato se movimentará no sentido L2 Sul-Esplanada. O grupo no Facebook que organizou o ato “ELE SIM” conta com apenas 51 confirmados de 168 interessados. Já o outro ato, contrário ao presidenciável, conta com mais manifestantes. Os dois grupos na rede social que unem brasilienses em prol do protesto, “Juntas! DF Contra Bolsonaro” e “Mulheres Unidas Contra ele”, mobilizam principalmente o público feminino e possuem mais de 4 mil usuários confirmados – de aproximadamente 10 mil interessados – em cada um.

O movimento ocorrerá pela parte da tarde, das 15h às 18h e sairá da Rodoviária do Plano Piloto em direção à Torre de TV. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal afirmou não possuir os números oficiais de manifestantes presentes nestes atos.

De acordo com a Secretaria, ambas as manifestações terão policiamento nos locais. Entretanto, o aumento da segurança no Plano Piloto durante o sábado não será exclusivamente por conta dos movimentos, mas sim porque no mesmo dia ocorrerão os eventos Porão do Rock e Green Move Festival, respectivamente no Estádio Mané Garrincha e no Museu Nacional, que mobilizarão juntos um maior policiamento nestas áreas de Brasília.

A SSP-DF ainda afirmou que é “praticamente impossível” acontecer algum encontro entre manifestantes de atos contrários por conta dos horários e dos locais dos acontecimentos, uma vez que o objetivo dos atos é sair dos locais de encontro e, ao final, retornarem a este mesmo local. Em relação à possibilidade de manifestantes do ato da manhã saírem do encontro e interferirem no manifesto que ocorrerá à tarde, ou o contrário, o órgão afirmou que não pode pensar em cima de casos isolados e que a polícia estará nos locais para garantir a segurança.

Quanto ao trânsito da cidade no sábado, a Secretaria de Segurança informou que o DETRAN não tem previsão de alteração, uma vez que por ser um final de semana, deve haver pouco movimento nas ruas da capital.

Por Ana Karolline Rodrigues.

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *