Futebol feminino – Minas ICESP empata no final e garante acesso à primeira divisão em 2019

Foi heróico e histórico. O Minas Icesp, de Brasília, empatou por 1 a 1 contra o 3B , de Manaus, neste domingo (1), na Arena da Amazônia e garantiu a classificação para a final do Campeonato Brasileiro A2 de futebol feminino. A equipe brasiliense venceu a primeira partida em Ceilândia por 2 a 1 e com o empate fora de casa, confirmou também o acesso à primeira divisão da competição em 2019. Os destaques da partida foram goleira Kris que fechou o gol no segundo tempo e evitou as tentativas de gol da equipe da casa e a atacante Novinha, que marcou o gol nos últimos minutos da partida e cravou a classificação do time.

Entenda a situação do futebol feminino no DF

O gol que assustou

O jogo começou muito equilibrado, com os dois times no ataque e em contra-ataques rápidos.  Porém, o time do Minas sentiu falta da jogadora Victória, que está com a seleção brasileira. Katia Cilene foi a substituta. Aos 34 minutos, em uma cobrança de falta, Paloma mandou uma bola perigosa que passou do lado da trave direita da goleira Kris. Dois minutos depois, o ataque do 3B foi fatal. Em uma roubada de bola da Aline no direito do campo de ataque, a camisa 9  mandou a bola para Luana e de carrinho, a artilheira do campeonato mandou para o fundo do gol.

Com o gol, o time do Minas ficou nervoso. A equipe da casa ocupou o campo de ataque e teve mais uma chance com  Luana Splinter  para a defesa da Kris. Logo depois, o time de casa teve mais um ataque perigoso, mas a bola parou na jogadora Neguinha do time brasiliense.

Em busca da reação

No segundo tempo, “As Minas” voltaram buscando o gol de qualquer forma. Ana Keyla substituiu Kátia Cilene e, aos 16 minutos,  bateu colocado para o gol e a arqueira Carla defendeu.

A torcida do 3B embalou o time em contra ataques rápidos e, por detalhes, não foram convertidos para aumentar o placar das donas da casa.  Aos 20 minutos da segunda etapa, Maiara bateu de primeira e a bola passou à direita da goleira Kris. A jogadora Esther também mandou uma bola perigosa para o gol que passou rente a trave. Aos 34 minutos, Maiara bateu cruzado e Kris defendeu.

O jogo foi encaminhado para o final com a equipe do Minas mais recuada, não conseguindo finalizar e sinalizava a vontade de mandar a decisão para os pênaltis. Já o 3B atacava, tentava marcar, mas parava na arqueira do time brasiliense. Aos 41 minutos, a goleira kris defendeu uma cabeçada de Tânia Maranhão e logo depois tirou uma bola do ataque do 3B por cobertura.

Como no primeiro jogo das semifinais, o segundo tempo teve seis minutos de acréscimo. Minutos cruciais para definir a história da partida. Aos 47 minutos da etapa, Novinha dominou na entrada grande área, chutou cruzado para o canto direito da goleira Carla e empatou para o time do Minas ICESP.

A jogadora Nagela, do 3B, ainda tentou o gol com uma cobrança que bateu na trave da goleira Kris, mas logo depois o juiz apitou o fim da partida com o placar de 1 a 1. Com esse resultado, o Minas Icesp, que venceu o primeiro jogo por 2 a 1, cravou a sua classificação histórica do para a final do campeonato brasileiro A1 e o acesso à primeira divisão em 2019.

A final do campeonato será entre o Minas ICESP e o Vitória. Como a equipe brasiliense teve um melhor desempenho na primeira fase, o primeiro jogo será em Salvador e a decisão será em Brasília. Mas, o principal objetivo do ano já foi alcançado.

FICHA TÉCNICA

3B-AM X MINAS ICESP

Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 2018 – Semifinal – Partida de Volta

01/07/2018 – 17h (horário de Brasília)

Estádio Arena da Amazônia, Manaus-AM

Árbitro: Antonio Frutuoso – AM

A1: Eliane Nogueira – AM

A2: Elivane Trindade – AM

4º Árbitro: Freddy Lopez Fernandez – AM

Analista de Campo: Reginaldo Noronha – AM

3B-AM

Carla; Ju, Nágela, Tânia Maranhão  e Nath Pitbull; Ester, Maiara (Nayara), Victória Cabral (Bruna) e Paloma; Luana Spindler e Aline (Sisi) .


Técnico: Sérgio Duarte

Gol: Luana Spindler (36’ – 1ºT)

Cartão amarelo: Victoria Cabral.

Cartão vermelho: Não houve.


MINAS ICESP

Kris; Laine, Kaká, Andiara e Jessica (Eliúde); Drica, Beatriz, Robinha e Katia Cilene (Ana Keyla); Bárbara (Dani) e Laissa.

Técnico: Singol Santos.

Gol: Novinha (45+2′ – 2ºT)

Cartão amarelo: Não houve.

Cartão vermelho: Não houve.

Por Mariana Fraga.

Foto: Ricardo Ribeiro

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

 

Post Author: Agencia de Noticias Uniceub

Professores e estudantes do curso de jornalismo construindo um projeto de extensão para promover práticas e repensar rotinas de produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *